10/07/2019

Bukowski Don't Try "Não tente"

Em 1994, Charles Bukowski foi enterrado em um cemitério de Los Angeles, sob uma lápide simples. A pedra simboliza o nome do poeta. Ele recita suas datas de nascimento e morte, mas acrescenta o símbolo de um boxeador entre os dois, sugerindo que sua vida foi uma luta. E acrescenta o epitáfio muito sucinto, "Don't Try".

Aí está, a filosofia de Bukowski sobre arte e vida resume-se a duas palavras. Mas o que eles querem dizer? Vamos olhar para o registro epistolar e descobrir.

Em outubro de 1963, Bukowski contou em uma carta a John William Corrington como alguém certa vez lhe perguntou: "O que você faz? Como você escreve, cria?" Ao que, ele respondeu: "Você não tenta. Isso é muito importante: 'não' tentar, seja para Cadillacs, criação ou imortalidade. Você espera, e se nada acontecer, você espera um pouco mais. É como um bug no alto a parede. Você espera que ela chegue até você. Quando chega perto o suficiente, você alcança, mata e mata. Ou, se você gosta da sua aparência, você faz um animal de estimação. "




Nenhum comentário: