Dar o cano.
Quebrar um compromisso.
Dar pau na máquina.
Parar de funcionar, estragar.
Dar uma colher de chá.
Facilitar algo a alguém, dar uma chance.
Dar uma mão.
Ajudar.
Descascar o abacaxi.
Solucionar um problema complicado.
Dor de cotovelo.
Sentir inveja, ciúmes, despeito amoroso. A expressão originou-se nas cenas de pessoas sentadas em bares, com os cotovelos apoiados no balcão, bebendo e chorando por um amor perdido. De tanto permanecerem nessa posição, as pessoas ficavam com dores nos cotovelos.
Entrar com o pé direito.
Significa "começar bem". A expressão originou-se numa antiga superstição pertencente ao Império Romano. Nas festas realizadas na antiga Roma, os convidados eram avisados de que deveriam entrar nos salões "dextro pede" - com o pé direito - para evitar o azar. A expressão generalizou-se e ainda hoje é utilizada com esse propósito.
Esquentar o banco.
Expressão bastante utilizada no futebol, quando um jogador é colocado no banco de reservas. Enquanto o titular está jogando, o reserva fica "esquentando" o banco.
Estar com a corda no pescoço.
Significa estar ameaçado, sob pressão ou com problemas financeiros. A expressão originou-se no enforcamento, meio de aplicação da pena de morte. Faz referência a situações de anistias ou comutações de pena chegadas à última hora, quando o condenado já estava prestes a ser executado, e portanto, "com a corda no pescoço".
Estar com a faca e o queijo na mão.
Ter poder ou condições para resolver determinada situação, faltando ao indivíduo apenas a tomada de atitude.
Estar com um pé atrás.
Ficar hesitante, desconfiado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário