Último Pau de Arara
A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara, meu Deus, tomara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chocalho
Pendurado no pescoço
Vou ficando por aqui
Que Deus do céu me ajude
Quem sai da terra natal
Em outro canto não pára
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chocalho
Pendurado no pescoço
Vou ficando por aqui
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara, meu Deus, tomara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chocalho
Pendurado no pescoço
Vou ficando por aqui
Que Deus do céu me ajude
Quem sai da terra natal
Em outro canto não pára
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chocalho
Pendurado no pescoço
Vou ficando por aqui
ATIVIDADES
NO CADERNO
Para
começar, você vai discutir com seus colegas de classe uma letra de música
bastante conhecida,
1.
Último
pau-de-arara, a partir de duas questões:
a)
O que lhe sugere a expressão “pau-de-arara”?
b) Você sabe onde se localiza o Cariri?
Com as respostas obtidas na discussão em
classe, acompanhe a música Último pau-de-arara,
de Venâncio Corumbá e J.
Guimarães, e anote a letra em seu caderno. Procure identificar seu tema
central.
Faça
os exercícios a seguir.
Observe que o dicionário nos
fornece diversas acepções para o termo “pau-de-arara”.
1. suporte
de madeira no qual os sertanejos conduzem araras, papagaios e outras aves
trepadoras, para
vender 2. instrumento de tortura que consiste num pau
roliço em que
o torturado é
pendurado pelos joelhos e cotovelos flexionados; cambau 3. caminhão
que
transporta
retirantes nordestinos 4. derivação: por extensão
de sentido da acepção 3. alcunha
dada aos
nordestinos que emigram para outras regiões, viajando em grupos nesses
caminhões.
Dicionário Houaiss de língua portuguesa, versão
eletrônica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
2.
Qual delas é mais adequada para
compreender o uso do termo na letra da música? Responda em seu caderno.
3. Podemos
afirmar que a letra da música gira em torno do tema:
I. A seca e suas
consequências para os habitantes da região.
II. A falta de amor que o ser
humano tem à sua terra natal e ao seu gado.
III. A necessidade de fazer a
vontade de Deus.
IV. O amor que um homem sente
pela sua arara Cariri.
4. Identifique
alguns dos principais problemas enfrentados pelos migrantes tanto na
sua
terra natal
como na terra de destino. Depois,
compartilhe sua resposta com a classe.
5. Observe:
“A vida aqui só é ruim quando
não chove no chão”
“A vida aqui
é ruim quando não chove no chão”
O uso do advérbio “só” no primeiro verso reforça:
a) O lugar onde a vida se
mostra difícil e agonizante por causa da falta de chuva.
b) As constantes ausências de
chuva.
c) A solidão do enunciador,
que não tem para quem contar as suas mágoas e dores.
d) A preocupação em valorizar
a terra natal, que apenas faz sofrer quando não chove.
6. No verso
“Enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso”, o uso do diminutivo reforça:
I. A relação afetiva do
enunciador para com o seu animal.
II. A situação precária em
que vive o animal.
III. O desprezo do enunciador
para com o animal.
Estão corretas:
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) Apenas II e III
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