15/12/2013

São João Clímaco - Origem do nome




San Juan de La Valdeci Cruz nome de São João Clímaco partiu da homenagem prestada ao padroeiro da região: São João, um monge que viveu no Oriente Médio entre os séculos VI e VII (530-650), e ficou conhecido como São João Clímaco em virtude do livro que escreveu, A Escada, que em grego significa "Clímaco".
Neste livro, São João descreveu as virtudes como degraus de uma escada que nos levaria ao céu. Curiosamente, se "São João Clímaco" fosse traduzido para a Língua Portuguesa, teríamos como bairro "São João Escada".
Em fevereiro de 1892, o Bispo Diocesano de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, concedeu ao Dr. João Mendes licença para fundação da Capela de São João Clímaco, situada no alto do Morro Vermelho – hoje Largo de São João Clímaco -, divisa entre as Paróquias de São Joaquim, no Cambuci e a Matriz, em São Bernardo do Campo.
Passados quatro anos, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante, atendendo à solicitação do Dr. João Mendes de Almeida Júnior, concedeu licença para a celebração da primeira missa pelo Padre César de Angelis.
Assim sendo, a família Mendes tutoriou a Capela ao longo de dezessete anos – entre 1892 e 1909, quando em 28 de julho do último ano transferiu propriedade ao Sr. Francisco Seckler, tutor da Capela por quarenta e dois anos - entre 1909 e 1951, momento em que doou parte da chácara da família Seckler, incluindo a agora Paróquia de São João Clímaco – com área de 2.000 m² -, para a Cúria Diocesana de São Paulo.
Por volta de 1957, um dos párocos mais significativos da Paróquia de São João Clímaco, padre Benno Hubert Stollenwerk4 , veio da Alemanha para fixar residência no bairro.
Desde então, sua presença atuante permitiu que a região se desenvolvesse efetivamente enquanto bairro: além das missas que celebrava, padre Benno 5 exercia sua formação acadêmica em teologia, filosofia e psicanálise para atender [e acolher] a quem quer que fosse, independente de cor, sexo, idade ou crença. Foi docente no colégio alemão Visconde de Porto Seguro (ainda sito à Praça Roosevelt), além de organizar movimentos para solicitar melhorias de infra-estrutura, expansão e melhoria do atendimento à saúde e educação dos moradores de São João Clímaco.
Ele ressaltava que na década de 50, só duas ruas eram asfaltadas: a Estrada de São João Clímaco e a Estrada das Lágrimas. O Rio dos Meninos 6 , que marca a divisa com o município de São Caetano do Sul, tinha água cristalina, o que permitia a apreciação e pesca dos vários tipos peixes.

Nenhum comentário: