03/04/2022

Proposta de redação relato - Túnel do tempo

GÊNERO: Relato Pessoal 

 

O relato pessoal é um texto que relata episódios da vida de quem escreve; apresenta tempo e espaço bem-definidos; predomina nele o tempo passado; é escrito na 1ª pessoa; o narrador é protagonista (personagem principal); apresenta trechos descritivos. 

 

 PRODUÇÃO TEXTUAL 

 Escolha uma das propostas de produção de texto a seguir e escreva um relato pessoal. 

 

1- Quem sou eu? – Você pode começar o relato dizendo seu nome e sua idade e descrevendo como é fisicamente: cor dos olhos, do cabelo, sua altura e seu peso, seus traços particulares, com quem da família você se parece. Conte sobre sua família: como são seus pais, quantos irmãos tem, se são mais velhos ou mais novos do que você, como eles são, como é o relacionamento entre vocês, etc. Você pode falar também sobre seus gostos: livros, revistas, músicas, esportes, games, filmes, programas de televisão, pratos prediletos, passeios, hobbies, etc., sobre coisas que detesta, quais são suas manias, coisas e atitudes que lhe agradam ou que lhe desagradam, o que o(a) encanta no mundo e na natureza, quais são seus sonhos, suas vontades. 

 

2- No túnel do tempo – Lembre-se de algum momento em que você, bem criança, esteve em algum lugar com outras pessoas, familiares, colegas de escola ou amigos. Embarque no túnel do tempo: inspirando-se nisso, relate o que você e as pessoas com quem você estava faziam naquele momento, de que evento participavam, o que falavam, do que riam, o que acontecia, etc. Para tornar seu relato mais real, seja fiel na descrição das pessoas, do lugar, do momento em si.  

 

Escreva seu texto em uma folha destacada para entregá-lo ao professor. Não se esqueça de reler e observar o que precisa ser melhorado antes de entregá-lo. A reescrita faz parte do processo de produção textual. Bom trabalho! 

 


Nenhum comentário: