13/12/2012

Quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro?

Aprendendo com as atitudes dos animais!

Daniel Godri, um grande palestrante que eu admiro muito fala sobre motivação, justamente comparando a atitude do gato e do cachorro.
 
Ele alega que o gato é muito mais inteligente que o cachorro.
Só que é preguiçoso.
Ele leva um tempão para acordar, se espreguiça, é lento.
Sabe de tudo o que está se passando, mas não participa.
 
Tenho que admitir que é a mais pura verdade.
Ele é um ser independente, só que até demais.
Se o dono sai o dia todo, quando chega tem que procurar pelo gato.
Ele não vibra com a chegada do dono, tem uma atitude introspectiva.
 Ele não defende a casa em que mora, é esperto, mas foge quando percebe o perigo. Não enfrenta.
 
Não concordo que o gato só pensa nele, acredito que demonstra amor de uma forma mais sutil e é mal interpretado. É como uma timidez, então cria um clima para conseguir comida e carinho, sem pedir, ele acaba conseguindo o que quer.
 
Já o cachorro é o primeiro a te receber e ama o dono incondicionalmente, vibra quando ele chega, defende, dá a própria vida.
Ele nunca cansa, sua motivação é extraordinária.
Mesmo amarrado, ele não perde o pique.
O cachorro recebe bem não importa como a pessoa esteja.
Bem ou mal vestida, independentemente do humor.
E ele conhece seu dono de longe. O gato guarda rancor, o cachorro não.
E tem uma capacidade fantástica de perdoar.
Por mais que o dono expulse e brigue com o cachorro ele sempre encontra um jeito de conquistar o dono novamente.
Além disso, se for bem treinado, o cão aprende rapidamente e se orgulha quando faz a coisa certa.
 
O Brasil está cheio de funcionário gato.
Pessoas inteligentes, mas que não vibram, não participam, não têm iniciativa.
Precisamos de pessoas com a vitalidade e o otimismo do cachorro.
Funcionários que acreditem e defendam a empresa até o fim, que realmente se importem, que perdoem algumas atitudes ou palavras impensadas e sempre busquem reconquistar e encantar cada cliente.
O gato é um animal maravilhoso, mas o seu comportamento não é o ideal para um funcionário eficiente.
 
 Uma empresa não pode admitir pessoas que chegam atrasadas, cada dia em um horário, lentas e sonolentas, preocupadas somente com elas mesmas.
 
O funcionário cachorro é aquele que defende a sua empresa a qualquer custo, mesmo que alguém fale mal dela.
Ele vai procurar resolver o problema do seu cliente, vai lutar para reverter qualquer situação negativa e zelar pela imagem da empresa. E ele conhece bem cada um de seus clientes.
Quando alguém fala mal da empresa, o funcionário gato começa a se coçar, balança a cabeça para a frente, concorda, e até diz que ouviu falar de outros casos.
Quem quer um funcionário assim?
Nenhuma empresa é perfeita e nenhuma está livre de cometer erros, mas se os seus funcionários tiverem uma atitude positiva e comprometimento, tal qual o cachorro, a solução dos problemas surpreenderá e fidelizará o cliente para sempre.
 
Se o funcionário (ou você) tiver a inteligência do gato e a motivação do cachorro, ninguém segura.

 

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