10/04/2013

Qual é a Expressão?

As Expressões Idiomáticas estão presentes em diversas situações do dia a dia. Veja as fotos abaixo e tente descobrir o significado que cada uma representa. Para verificar a resposta, clique em "Ver Expressão".

Andar na linha.

Significa agir corretamente, obedecer. A expressão pode ter se originado nos quartéis, onde os recrutas aprendiam a andar na linha, quer no sentido literal, acompanhando o pelotão, quer no sentido conotativo, obedecendo a seus superiores militares, sem se desviar.
 



Arrastar a asa.

O galo, ao cortejar a galinha, arrasta sua asa para ela. A expressão se estendeu aos humanos, fazendo referência ao cortejo do homem à mulher, ou vice-versa.
 


Arregaçar as mangas.

Dar início a um trabalho ou atividade com afinco.


Atrás da moita.

Fazer algo escondido.



Bater as botas.

Significa falecer. A expressão pode ter se originado na primeira invasão holandesa ao Brasil, ocorrida em 1624, em que os negros, não estando acostumados com os armamentos que lhes foram dados, constantemente tropeçavam nas próprias botas, virando um alvo fácil para os holandeses. Assim, os demais negros costumavam se referir àqueles que morriam dizendo que "haviam batido as botas".

Cair de paraquedas.

Surgir de forma inesperada, iniciar determinada atividade sem a mínima habilitação ou preparação prévia.


Carta fora do baralho.

Pessoa, ideia ou objeto descartável, com o qual não se pode contar.



Chutar o balde.

Agir irresponsavelmente em relação a um problema, desistir.


Chutar o pau da barraca.

Perder a calma, descontrolar-se.



Colocar pilha.

Influenciar alguém.


Com as calças na mão.

Significa conquistar algo "por pouco". Se alguém diz que seu time ganhou a partida "com as calças na mão", significa que ele quase não ganhou. Hipótese para a origem da expressão: em jogo apostado, o sujeito perde tudo que possui, a ponto de já estar com as calças na mão, pronto para dar o último bem de que dispõe. No entanto, acaba vencendo.


Calculando as horas

Dar de bandeja.

Fornecer algo a alguém com facilidade, sem levantar obstáculos ou criar problemas.


Nenhum comentário: