13/09/2014

O que são competências e habilidades?

Competência e habilidade são dois conceitos que estão relacionados. A habilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos, enquanto a competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação de conhecimentos, atitudes e habilidades.
O conceito de habilidade provém do termo latino habilĭtas e refere-se à capacidade e à disposição para (fazer) algo. 
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a habilidade é aquilo que uma pessoa executa com talento e destreza e o enredo disposto com engenho, artimanha e perícia.
Por outras palavras, a habilidade é o grau de competência de uma pessoa relativamente a um determinado objetivo. Por exemplo: “O Ricardo tem uma grande habilidade para resolver problemas matemáticos”.
No caso deste exemplo, pode-se falar em habilidade matemática, que é a capacidade de usar os números efectivamente e de raciocinar de forma adequada. De acordo com a classificação de Howard Gardner, a habilidade matemática é um tipo de inteligência formal que emprega correctamente o pensamento lógico.
As pessoas com habilidade matemática possuem sensibilidade para realizar esquemas e relações lógicas, com as afirmações, proposições, funções e outras abstracções relacionadas.
A habilidade pode ser uma aptidão inata ou desenvolvida. A prática, o treino e a experiência permitem que um sujeito consiga melhorar as suas habilidades (“Estou a ter aulas de piano para incrementar as minhas habilidades musicais”).
Também é considerada habilidade a capacidade e disposição para negociar e alcançar os objectivos através da relação com as pessoas: “Foi muito hábil a negociar e conseguiu um aumento”.
Por último, cabe destacar que as habilidades directivas são aquelas que são necessárias para manejar/gerir a própria vida assim como as relações com os outros. Estas habilidades requerem uma boa gestão das relações sociais e da comunicação.


Leia mais: Conceito de habilidade - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/habilidade#ixzz3DEGEibye

Nenhum comentário: