29/11/2012

A falta de cidadania e o cocô de cachorro


Furar filas, estacionar em locais proibidos "rapinho", jogar lixo nas ruas, não juntar o cocô do cachorro na via de pública, são alguns exemplos de comportamento não-cidadão.

Somente agora, minha cidade recebe uma lei para "punir" os proprietários de cães que circulam com eles nas ruas, calçadas e praças, deixando as fezes dos bichos por ali mesmo. As pessoas precisam andar desviando daqueles montinhos indesejáveis, se não quiserem meter o pé nos excrementos.
As leis foram feitas para serem cumpridas, mas não são. Muitas não funcionam porque não há fiscalização e o governo diz que não tem grana para contratar os "fiscais".

A população que freqüenta a Praça "Batista Campos" (uma das mais bonitas do centro de Belém), não suportando os abusos , resolveu colocar a boca no trombone e uma lei apareceu...

Agora, quem não juntar as fezes dos animais, pagará uma multa de R$-68,00 reais. Seria muito bom se isso funcionasse verdadeiramente para que as pessoas sentissem no bolso, a responsabilidade que deveriam ter com a via pública e talvez aprendessem a respeitar o espaço que pertence a todos.

O poder público não se preocupa em cumprir seu dever constitucional de educar o povo.(Constituição da República Federativa do Brasil, artigos 6, 21 XX,23 V e VI, 196, 205 e 225, além de outras leis federais complementares).


Como disse o sociólogo Romero Ximenes para o jornal "Diário do Pará":

" A falta de cidadania de algumas pessoas e o não cumprimento do Código de Posturas, é reflexo das pessoas não entenderem que devem seguir o interesse coletivo"
"A pessoa faz as coisas pensando que está certa. O pensamento é: todo mundo faz, eu posso fazer. E quando a pessoa é punida, se julga injustiçada", exemplifica.


Mas isso acontece pelo país todo, até nas cidades mais desenvolvidas e consideradas exemplos de limpeza. Cidadania se faz primeiro com educação, depois sim poderão vir as cobranças.

OUTROS EXEMPLOS CORRIQUEIROS DE FALTA DE CIDADANIA


-Estacionar nas calçadas e debaixo de placas que proíbem estacionar naquele local;
-Subornar ou tentar subornar fiscais de trânsito quando comete alguma infração;
-Ficar falando no celular enquanto dirige;
-Fazer ultrapassagens indevidas ou parar em filas duplas, em frente de escolas e locais de grande movimentação;
-Utilizar o estabelecimento comercial para tomar conta das calçadas com mesas, cadeiras, placas e outros;
-Estacionar em faixas exclusivas para pedestres;
-Comprar produtos falsificados;
-Jogar lixo na frente da casa dos outros ou em terrenos abandonados;


Será que existem leis para tudo isso? Mas de que adiantam?
O povo continua mal educado. E de quem é a culpa?
Acredito que a "inducação" começa com a irresponsabilidade dos canais de Tv que só apresentam porcarias e o povo vai engolindo tudo e ficando cada vez mais analfabeto, enquanto os políticos tiram proveito da situação, como foi dito em um post do blog Diálogo Externo: "A culpa é da Rita, da Nazaré Tedesco, da Odete Roitman, BBB, Fazenda, Cante se puder...e outros mais, porque entretenimento no Brasil não tem qualquer responsabilidade com educação."

Concordo! E você?

 



Nenhum comentário: