Matriz de Competências e Habilidades   de Língua Portuguesa, Língua
  Estrangeira, Educação Artística e   Educação Física
  Ensino Fundamental
  EIXOS   COGNITIVOS 
  I-   Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens   matemática, artística e científica. 
  II-   Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a   compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da   produção tecnológica e das manifestações artísticas. 
  III-   Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados   de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.   
  IV-   Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos   disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.   
  V-   Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de   intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e   considerando a diversidade sociocultural. 
  COMPETÊNCIAS   GERAIS  
  F1   - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de   comunicação e construir uma consciência crítica sobre os usos que se fazem   delas. 
  F2   - Construir um conhecimento sobre a organização do texto em LEM e aplicá-lo em   diferentes situações de comunicação, tendo por base os conhecimentos de língua   materna. 
  F3   - Compreender a arte e a cultura corporal como fato histórico contextualizado   nas diversas culturas, conhecendo e respeitando o patrimônio cultural, com base   na identificação de padrões estéticos e cinestésicos de diferentes grupos   socioculturais. 
  F4   - Compreender as relações entre arte e a leitura da realidade, por meio da   reflexão e investigação do processo artístico e do reconhecimento dos materiais   e procedimentos usados no contexto cultural de produção da arte. 
  F5   - Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico,   social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional.   
  F6   - Utilizar a língua materna para estruturar a experiência e explicar a   realidade. 
  F7   - Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio,   desenvolvendo a capacidade de avaliação de textos. 
  F8   - Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as diferentes   variedades do português, procurando combater o preconceito lingüístico.   
  F9   - Usar os conhecimentos adquiridos por meio da análise lingüística para expandir   sua capacidade de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica.   
  HABILIDADES
  |    |      I  |      II  |      III  |      IV  |      V  | 
|    F1  |      H1  |      H2  |      H3  |      H4  |      H5  | 
|    F2  |      H6  |      H7  |      H8  |      H9  |      H10  | 
|    F3  |      H11  |      H12  |      H13  |      H14  |      H15  | 
|    F4  |      H16  |      H17  |      H18  |      H19  |      H20  | 
|    F5  |      H21  |      H22  |      H23  |      H24  |      H25  | 
|    F6  |      H26  |      H27  |      H28  |      H29  |      H30  | 
|    F7  |      H31  |      H32  |      H33  |      H34  |      H35  | 
|    F8  |      H36  |      H37  |      H38  |      H39  |      H40  | 
|    F9  |      H41  |      H42  |      H43  |      H44  |      H45  | 
H1   - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de   comunicação. 
  H2   - Distinguir os diferentes recursos das linguagens, utilizados em diferentes   sistemas de comunicação e informação. 
  H3   - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e   informação para resolver problemas sociais e do mundo do trabalho. 
  H4   - Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação,   considerando sua função social. 
  H5   - Posicionar-se criticamente sobre os usos sociais que se fazem das linguagens e   dos sistemas de comunicação e informação. 
  H6   - Inferir a função de um texto em LEM pela interpretação de elementos da sua   organização. 
  H7   - Identificar recursos verbais e não-verbais na organização de um texto em LEM.   
  H8   - Atribuir um sentido previsível a um texto em LEM presente em situação da vida   social e do mundo do trabalho. 
  H9   - Identificar a função argumentativa do uso de determinados termos e expressões   de outras línguas no Brasil. 
  H10   - Reconhecer os valores culturais representados em outras línguas e suas   relações com a língua materna. 
  H11   - Identificar em manifestações culturais elementos históricos e sociais.   
  H12   - Identificar as mudanças/permanências de padrões estéticos e/ou cinestésicos em   diferentes contextos históricos e sociais. 
  H13   - Comparar manifestações estéticas e/ou cinestésicas em diferentes contextos.   
  H14   - Analisar, nas diferentes manifestações culturais, os fatores de construção de   identidade e de estabelecimento de diferenças sociais e históricas.   
  H15   - Posicionar-se criticamente sobre os valores sociais expressos nas   manifestações culturais: padrões de beleza, caracterizações estereotipadas e   preconceitos. 
  H16   - Identificar produtos e procedimentos artísticos expressos em várias   linguagens. 
  H17   - Reconhecer diferentes padrões artísticos, associando-os ao seu contexto de   produção. 
  H18   - Utilizar os conhecimentos sobre a relação entre arte e realidade, para   atribuir um sentido para uma obra artística. 
  H19   - Relacionar os sentidos de uma obra artística a possíveis leituras dessa obra,   em diferentes épocas. 
  H20   - Reconhecer a obra de arte como fator de promoção dos direitos e valores   humanos. 
  H21   - Identificar categorias pertinentes para a análise e interpretação do texto   literário. 
  H22   - Reconhecer os procedimentos de construção do texto literário. 
  H23   - Utilizar os conhecimentos sobre a construção do texto literário para   atribuir-lhe um sentido. 
  H24   - Identificar em um texto literário as relações entre tema, estilo e contexto   histórico de produção. 
  H25   - Reconhecer a importância do patrimônio literário para a preservação da memória   e da identidade nacional. 
  H26   - Reconhecer temas, gêneros, suportes textuais, formas e recursos expressivos.   
  H27   - Identificar os elementos organizacionais e estruturais de textos de diferentes   gêneros. 
  H28   - Identificar a função predominante (informativa, persuasiva etc.) dos textos em   situações específicas de interlocução. 
  H29   - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural   etc.). 
  H30   - Reconhecer a importância do patrimônio lingüístico para a preservação da   memória e da identidade nacional. 
  H31   - Reconhecer em textos os procedimentos de persuasão utilizados pelo autor.   
  H32   - Identificar referências intertextuais. 
  H33   - Inferir as possíveis intenções do autor marcadas no texto. 
  H34   - Contrapor interpretações de um mesmo fato em diferentes textos. 
  H35   - Identificar em textos as marcas de valores e intenções que expressam   interesses políticos, ideológicos e econômicos.  
  H36   - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as variedades lingüísticas   sociais, regionais e de registro (situações de formalidade e coloquialidade).   
  H37   - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas lingüísticas   (fonéticas, morfológicas, sintáticas e semânticas) que singularizam as   diferentes variedades sociais, regionais e de registro. 
  H38   - Reconhecer no texto a variedade lingüística adequada ao contexto de   interlocução. 
  H39   - Comparar diferentes variedades lingüísticas, verificando sua adequação em   diferentes situações de interlocução. 
  H40   - Identificar a relação entre preconceitos sociais e usos lingüísticos.   
  H41   - Reconhecer as categorias explicativas básicas dos processos lingüísticos,   demonstrando domínio do léxico da língua. 
  H42   - Identificar os efeitos de sentido que resultam da utilização de determinados   recursos lingüísticos. 
  H43   - Reconhecer pressuposições e subentendidos em um texto. 
  H44   - Identificar em um texto os mecanismos lingüísticos na construção da   argumentação. 
  H45   - Reconhecer a importância da análise lingüística na construção de uma visão   crítica do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário