14/09/2013

O que é ampersand & ?

O sinal &, denominado ampersand (um anglicismo), e comercialeitza (Lê-se éitssa) ou sinal tironiano, é um caracter ou símbolo usado para substituir aconjunção aditiva e. É geralmente utilizado em nomes de comércio ou empresa, daí ser muitas vezes denominado e comercial.


Já no contexto das linguagens de programação, como C, o "&" simboliza uma operação AND (conjunção) bit-a-bit, ou se referir a um endereço de memória de uma variável, enquanto que && simboliza uma conjunção lógica.


representação do &

É uma espécie de monograma que representa a conjunção latina et (mãe de nossa conjunção aditiva e). Trata-se de uma ligatura — combinação do desenho de duas letras num único sinal, usado para aumentar a velocidade da escrita manual — desenvolvida por Marco Túlio Tirão, secretário de Cícero, o grande orador romano. Para poder registrar os discursos e da correspondência ditada por este, Tirão, que era um escravo liberto, criou várias formas de acelerar a escrita, sendo por isso considerado o avô da taquigrafia. Embora o traçado do símbolo tenha evoluído até deixá-lo visualmente desvinculado da forma original, em algumas famílias de fontes ainda é possível enxergar as duas letras que ele representa.

Evolução do símbolo &.


Wikcionário

Nenhum comentário: