30/08/2014

AFIM OU A FIM?



Na verdade, seria a fim dela ( a fim( separado)
Não estou a fim de você.
Não estou a fim de fazer este trabalho.

A FIM - significa  estar com vontade de, disposto a fazer alguma coisa. No caso da imagem, corrigindo a frase, ficaria  QUE ESTÁ A FIM DELA( ou seja disposto a ficar com ela ou gostando dela)

AFIM ( junto) significa ter afinidade, ser semelhante.
Temos ideias afins, comportamentos afins.( geralmente o adjetivo aparece no plural)


Exercícios
Complete as frases abaixo, usando “afim” ou “a fim”
1) Eu gostaria de ler outro livro _________ com aquele que você me emprestou.
2) Como estamos fazendo isso _________ de aprender bem a língua, não precisamos buscar raciocínio _________aos que simplificam tanto que, em verdade, criam regras.
3) Muitos não aprendem verdadeiramente o que se lhes apresenta pois não ficam _________ de refletir seriamente.
4) Sempre que fico _________ de, com poesia, aproximar-me mais da natureza, leio um bom poema de Manoel de Barros.
5) Seu ideal _________ com o meu não lhe garante a minha simpatia.
6) O eleitor deveria fazer campanhas _________de evitar que candidatos despreparados fossem eleitos.
7) Os meios de comunicação em massa não se mostram _________de realmente instruir quem os acompanha.

Gabarito

A fim/ afim

Respostas
1) Eu gostaria de ler outro livro afim com aquele que você me emprestou.
2) Como estamos fazendo isso a fim de  aprender bem a língua, não precisamos buscar raciocínio afim aos que simplificam tanto que, em verdade, criam regras.
3) Muitos não aprendem verdadeiramente o que se lhes apresenta pois não ficam  afim de refletir seriamente.
4) Sempre que fico a fim de, com poesia, aproximar-me mais da natureza, leio um bom poema de Manoel de Barros.
5) Seu ideal afim com o meu não lhe garante a minha simpatia.
6) O eleitor deveria fazer campanhas a fim de evitar que candidatos despreparados fossem eleitos.
7) Os meios de comunicação em massa não se mostram a fim de realmente instruir quem os acompanha.

Nenhum comentário: