26/06/2013

Para que serve um tablet?



Tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acessar a Internet, tirar e visualizar fotos, gravar e reproduzir vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos.

O tablet é bastante portátil e pode ser encontrado em vários tamanhos. Os modelos maiores apresentam uma tela touchscreen de 10.1 polegadas.

Recomendaria o tablet a quem já tem um computador desktop ou um notebook e que deseja mais mobilidade para se manter conectado todo o tempo.

Se for investir num desses aparelhos, considere como importante o tamanho da tela. Se você precisa de uma visualização mais ampla, opte por telas de 10.1 polegadas. Importante também ter rede 3G. Mesmo que você não pague um plano de dados 3G, você pode usar o chip do seu celular para acessar a internet básica do seu plano. No meu caso, uso a operadora Vivo e acesso a internet pelo plano internet ilimitada que custa R$ 9,90. Não é tão rápido, mas em casos de necessidade isso resolve.

O wifi já se encontra em todos os modelos de tablet mais atuais, o 3G é um recurso a mais. Esteja atento a essa diferença. Os modelos com wifi apenas poderão acessar a internet onde houver sinal de wifi, e isso não está disponível em todos os lugares. Os modelos 3G dão muito mais acessibilidade.

Os modelos mais modernos costumam vir com GPS. Com ele você pode calcular rotas e distâncias. Se o sistema operacional for Android, você pode baixar diversos aplicativos, cujo alguns muito úteis servem para listar estabelecimentos comerciais próximos ao local onde você esteja. Digamos que queira saber quais os restaurantes que estão perto do seu local, basta acessar o aplicativo. Ele vai estabelecer contato com o GPS, definir sua localização e apresenta o resultado em forma de lista, indicando endereços, telefones, distância.

Outros aplicativos interessantes que podem ser baixados para o android, destaco aplicativos de previsão do tempo, para medir distância e percurso de caminhadas, programa que calcula quanto você precisa de carne e outros itens de churrasco e quem gosta de jogos é um prato cheio.

Outro recurso significativo é a câmera que vem embutida ao aparelho. Com ela você pode tirar fotos, gravar vídeos ou usá-la como webcam. Esses arquivos podem ser instantaneamente compartilhados na internet, enviados por e-mail ou por mensageiros instantâneos.

Se você utiliza serviços voip (voice over ip), economize na sua conta telefônica fazendo chamadas pelo seu tablet usando o microfone e a saída de som disponível.

Navegue na internet, bata papos nos mensageiros instantâneos (msn messenger, gtalk, yahoo messenger), assista vídeos, compartilhe seus arquivos, redija textos, faça leitura de livros e muito mais usando o seu tablet.

Estou usando muito pra ler e acho bem cômodo, até porque escolhe-se o tamanho da fonte, a imagem da tela apresenta boa resolução, e suas leituras favoritas podem te acompanhar pra onde quiser pois é um objeto pequeno, leve e de fácil transporte.

As marcas que vem com o sistema operacional Android e que apresentam melhor desempenho atualmente segundo avaliações de especialistas são Samsumg Galaxy e o Motorola Xoom. Se você você, eu figiria dos modelos muito baratos e que não tem marca conhecida. Afinal, você quer um aparelho que funcione, não é mesmo?

Se o que você precisa é utilizar todos esses recursos citados, mobilidade, acesso a internet a qualquer hora e lugar e que além disso o aparelho seja extremamente portátil, não irá se arrepender de investir num desses aparelhos.

Pesquise bastante antes de comprar, compare os modelos e preços e mantenha-se sempre conectado.

Nenhum comentário: