10/08/2013

ORIGEM DO DIA DO ESTUDANTE

 Parabéns a todos os estudantes que lutam para acumular conhecimentos e se preparar para um futuro melhor. Continue assim!

 

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda.

 Naquele momento, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. 

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII.

 As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos.

 De lá para cá, nove Presidentes da República ( Não inclua o Lula) e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. 

Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

 

SERÁ QUE HÁ O QUE COMEMORAR ?

 

Os movimentos estudantis no Brasil entraram em evidência nos "anos de chumbo", ou seja, durante o regime militar, grande parte desses líderes hoje exercem cargos eletivos, se portam no poder completamente diferente, usurpam oportunidades e o futuro de nossos jovens, contribuindo para os péssimos indicadores socioeconômicos. Uma grande parcela dos nossos estudantes vê a escola como "ninho estranho", sem perspectivas. Precisamos urgentemente, sociedade organizada, família e educadores de ascendermos a chama da esperança, norteando um futuro mais humanizado para os nossos estudantes.

 

MENSAGEM DE REFLEXÃO PARA OS ESTUDANTES:

 

Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. (Hermann Hesse)

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (Chico Xavier)

Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo. (Galileu Galilei)

 

 

 Não podia deixar de postar atividades


 1. Quando foi criado o dia do estudante? Em homenagem a que?

2. Quem criou os primeiros cursos do Brasil?

3. Em quais lugares do Brasil foram criados os primeiros cursos?

4. Quando os brasileiros queriam estudar, para onde tinham que ir?

5. O que foi os "anos de chumbo?"

6. O que aconteceu com muitos dos estudantes que lutaram contra a ditadura militar no Brasil?

7. Quando esses estudantes conseguiram o que queriam eles investiram na educação?

8. Como muitos estudantes veem a escola?

9. Qual é o resultado de uma educação de baixa qualidade?

10. Leia as mensagens de reflexão e produza um texto relacionado e apresente para a turma.

Nenhum comentário: